Você conhece as 5 linguagens do amor?

6 minutos para ler

Bom, já deu para perceber que o amor está no ar por aqui! Por isso hoje, convido você a acompanhar essa leitura, para conhecer melhor os tipos de linguagens do amor, e entender como elas funcionam e qual é a sua linguagem e das pessoas ao seu redor. Vamos Juntos? Boa Leitura!

Tipos de Linguagem

A linguagem é a capacidade que nós seres humanos temos para nos comunicar, produzir e nos desenvolver, dentro da nossa sociedade existem várias formas de linguagem, como por exemplo: A pintura, música, dança, o nosso próprio idioma, e muitas outras. A língua é um conjunto de elementos, gestos, sons, que nos possibilita uma comunicação mais assertiva.

A princípio a maioria de nós somos educados com a linguagem primaria, que vem através dos nossos pais, irmãos e família. Mais tarde podemos até aprender outros idiomas, mas em geral com muito mais dificuldade, o que se pode chamar de linguagem secundaria. Ela que irá nos deixar mais à vontade para nos expressar com pessoas de outras culturas e línguas diferentes da nossa, caso contrário, se falarmos apenas a nossa língua ou encontrar uma pessoa que também fale apenas a língua dela, é quase impossível de conseguir ter uma comunicação mais assertiva.

Portanto se quisermos nos comunicar com mais clareza e acolhimento, será necessário aprender a linguagem daquele com quem desejamos nos comunicar.

Segundo o escritor Gary Chapman, o mesmo acontece no âmbito do amor, a linguagem emocional sua e do seu cônjuge podem ser completamente diferentes, nesse caso você pode até tentar continuar a falar na sua linguagem, mas se seu cônjuge não compreende, já mais irá entender o quanto você o ama.

As 5 Linguagens do Amor

Como já falamos aqui e em outros posts, cada ser humano é único e singular, e cada um tem suas particularidades, jeitos e manias de viver a vida. Mas o que muitas vezes deixamos passar, e não damos tanta importância, é justamente as particularidades de cada um, colocando muitas vezes como prioridade a nossa forma de enxergar o mundo sobre as outras pessoas.

Para que isso mude, devemos observar mais aqueles ao nosso redor, como: Sua forma de agir e de se expressar, quando desenvolvemos esse olhar mais acolhedor e sem julgamentos, temos a possibilidade de estabelecer uma comunicação mais leve, harmoniosa e assertiva, que pode gerar resultados extremamente positivos, isso para ambas as partes.

Diante disso o Dr. Gary Chapman autor do livro “As 5 Linguagens do Amor”, nos apresenta 5 diferentes linguagens que nós usamos para expressar o nosso amor quando o tema é relação interpessoal. Veja abaixo:

Primeira Linguagem do Amor: Palavras de Afirmação

São elogios verbais e palavras de apreciação como por exemplo: “O jantar está uma delícia”, “Você ficou tão elegante com essa roupa”, “Você está linda com esse vestido”, “Obrigada por ajudar com a casa querido”.

Dessa forma ambos se sentem mais motivados dentro da relação, fazendo com que sejam recíprocos um para o outro, sempre em busca de fazer algo que seu companheiro(a) deseje.

Mas lembre-se não é bajulação para conseguir o que deseja, o objetivo é fazer algo pelo bem-estar daquele a quem se ama.

Segunda Linguagem do Amor: Qualidade de Tempo

É você dedicar sua completa atenção a uma pessoa, sem distrações, como TV ou celular. São pequenos momentos aqueles que mais amamos, como: Ter uma conversa de qualidade, ouvir como foi o dia do outro, fazer um passeio a dois, ir ao cinema, sair para comer fora. É a sintonia do olhar um do outro, é estar de corpo e alma, sem preocupações.

Talvez seja a linguagem mais importante da atualidade, pois com a correria do dia a dia e a quantidade de afazeres que temos, acabamos deixando de passar um tempo com pessoas que realmente são importantes para nós.

Terceira Linguagem do Amor: Receber Presentes

Um presente é algo em que você pode segurar e dizer: Ele pensou em mim! Ou Ela se lembrou de mim!

Nessa linguagem o que menos importa é o valor financeiro, mas sim, o valor emocional, o tempo que você gastou pensando na pessoa que você iria dar o presente, seja ele: Uma flor, um chocolate ou uma joia, o importante aqui é o valor simbólico, é saber que o presente dado está sendo de coração, e que ela se sinta lembrada mesmo ausente. 

Quarta Linguagem do Amor: Formas de servir

Aqui a forma de linguagem é: Aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. Diferente da linguagem de palavras de afirmação, aqui o que você faz conta muito mais.

Por exemplo: Lavar louça, levar o lixo para fora, varrer a casa, trocar a fralda do bebê, pintar o quarto, lavar o carro, entre outras formas de serviço. Se feitas com entusiasmo, dedicação, são incontestáveis expressões de amor, faz com que a pessoa se sinta importante e amada, e que você se preocupa em ajudar ela.

Quinta Linguagem do Amor: Toque Físico

Sabemos a muito tempo, que o toque físico é uma forma de comunicar amor. Andar de mãos dadas, abraçar, beijar e manter relações sexuais são formas certeiras de comunicar o amor ao seu cônjuge.

Algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente o amor do outro, muito mais do que apenas saber que o amor existe. Pois é a través do carinho e do toque, que elas se sentem mais seguras. Mas observe bem, para não invadir o espaço do outro, pois nem sempre a forma dele de receber amor, seja através do toque.

Agora é com você! Analise cada linguagem de amor, observe, saia um pouco do seu mundo particular e comece a entender as diferentes linguagens que cada um tem a oferecer, aprenda a lidar com cada uma, ajustando para ambas as partes, e lembre-se: Cada pessoa carrega em si uma forma especifica de demonstrar e entender sobre o amor. 

Gostou desse Post? Então siga nossas redes sociais — facebook, instagram, Youtube, o site do Medicina do Ser — e acompanhe os nossos conteúdos!

Posts relacionados

Deixe um comentário