Já parou para pensar como vivemos os nossos dias no automático e acabamos nos deixando de lado sem nem perceber para onde estamos indo? Fazemos atividades que muitas vezes não lembramos como conseguimos fazer?
Isso acontece com a maioria das pessoas, pois o nosso cérebro faz inúmeras atividades de modo tão repetitivo que acaba tirando o foco daquele momento para economizar energia, pois nós seres humanos precisamos de hábitos para seguir com a rotina diária.
Mas diante disso onde o autocuidado entra? Como falei anteriormente temos a tendência a sempre nos deixar de lado, sempre para depois, ou quando conseguimos um tempo só nosso, fazemos tudo às pressas, porque estamos sempre correndo contra o tempo. E essa rotina de viver no automático e sempre correr contra o tempo, pode começar a afetar nossa saúde emocional, com o surgimento da ansiedade ou depressão, não conseguir mais enxergar um sentido na vida.
Sendo assim, saúde emocional e autocuidado caminham juntos, sem um, o outro não pode existir. Por exemplo quando uma pessoa está depressiva ela não tem vontade de se cuidar, não dorme bem, não se arruma, não se alimenta bem ou trabalha somente por obrigação, encontrar amigos ou familiares pode ser um grande desafio para uma pessoa que sofre de depressão ou ansiedade. Ou seja, o autocuidado não existe na vida dela, sendo muito mais fácil para ela adotar hábitos.
A importância do Autocuidado
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): “O autocuidado é definido como uma atitude ativa e responsável em relação à qualidade de vida, mudando o foco para a prevenção, ao invés de só tratamento de enfermidades.”
O amor-próprio, autocuidado e autoconhecimento são práticas que nos faz olhar para nós com mais cuidado, carinho e acolhimento, passamos a entender melhor do que o nosso corpo e mente precisam para cultivar o bem-estar físico e emocional. Mas saiba que colocar-se em primeiro lugar não significa egoísmo, e sim autoamor, quando somos gentis e generosos conosco isso reverbera para as pessoas ao nosso redor, tornando nossas relações mais leves e harmoniosas.
Mas como praticar o Autocuidado?
O autocuidado é praticado por meio de hábitos saudáveis, com pequenas ações no seu dia a dia. Focando na valorização do EU e cuidando da saúde emocional, é possível elevar a nossa energia vital e desintoxicar mente, corpo e espírito, dessa forma aumentamos a autoestima e reduzimos gastos com a saúde prevenindo doenças físicas e transtornos emocionais.
Algumas das práticas de autocuidado são:
Autocuidado Emocional: Durma bem, pratique o auto perdão e autocompaixão, tenha mais contato com a natureza, tome mais sol e mantenha um diário da gratidão;
Autocuidado Físico: Pratique algum exercício físico que você goste com regularidade, tenha uma alimentação saudável, e quando se sentir cansado respeite seu corpo e descanse;
Autocuidado Intelectual: Busque novos conhecimentos, aprenda algo novo, leia mais pois a leitura amplia os horizontes, escreva, escrever relaxa a mente e fortalece o cérebro;
Autocuidado Espiritual: Faça meditação, se envolva em causas sociais, ouça músicas que acalmem a mente;
Autocuidado Social: Mantenha amigos leais por perto, pessoas tóxicas mantenha longe, peça ajuda em quem você confia quando precisar, não esconda os seus sentimentos, seja honesto, não se compare, valorize amigos e família;
Autocuidado Espacial: Mas o que seria isso? Bom, o ambiente em que vivemos influencia significativamente em quem somos e como nos sentimos. Ambientes bagunçados, cheios de lixos ou com objetos e roupas tudo esparramados, pode nos gerar mais estresse e depressão. Por tanto é muito importante adquirir hábitos de organização, seja em casa ou no trabalho.
O nosso corpo e mente precisam de treinos e hábitos saudáveis para se fortalecerem e se desenvolverem na manutenção de pensamentos, crenças e comportamentos positivos.
Somos seres únicos e singulares, e precisamos sim, de atenção e cuidado. Para seguir para o mais da vida.
Gostou dessas dicas? Então desperte a sua melhor versão, aproveite e comece já a praticar o seu autocuidado, pois cada vez mais o nosso mundo precisara de pessoas que saibam cuidar de si e do outro.
Quer saber mais sobre dicas e práticas integrativas e complementares? Siga nossas redes sociais — facebook, instagram e Youtube — e acompanhe os nossos conteúdo!