Meditação: Comece 2022 cuidando da sua saúde mental

5 minutos para ler

Nesses últimos anos difíceis em que estamos vivendo, a ansiedade e o medo acabam fazendo parte do nosso dia a dia a todo instante, precisamos ter cuidado e atenção com a nossa saúde mental. Nesse caso para ajudar com esse autocuidado, a Meditação pode ser um caminho bem promissor.

Ficou interessado no conteúdo? Continue lendo e aprenda algumas técnicas para você incluir nos seus afazeres diários, pois, diferente do que muitas pessoas acham, o caminho do autocuidado precisa sim, ser incluído no seu planejamento diário, como uma rotina, pois, só assim conseguiremos manter a nossa sanidade mental em meio a um turbilhão de acontecimentos, conquistando mais equilíbrio e harmonia em nossos dias.

Então, reserve agora um momento só seu, preste atenção no aqui e agora, acalmar, silenciar a mente e respirar são exercícios que fazem parte da prática de Meditação. Inclusive a própria leitura pode também te ajudar a ter mais foco e concentração.

O que é Meditação?

Sabemos que é uma pergunta um pouco óbvia, mas ainda sim, é preciso esclarecer, pois, existem algumas controvérsias sobre o que as pessoas pensam que é meditação. Muitas vezes acabam desistindo de praticar, porque não entendem e não conseguem fazer.

A Meditação é uma técnica ancestral que desenvolve o poder da concentração do foco e tranquilidade no aqui e agora como falamos acima, significa voltar-se para o centro, é um encontro com a sua própria essência, libertando-se da materialidade do mundo externo.

Com a prática da meditação, você aprende a silenciar e esvaziar a mente por alguns momentos, mas claro que para algumas pessoas isso pode ser muito difícil de fazer, principalmente para quem está iniciando.

Por isso, que no início ao invés de você tentar a todo custo focar em só esvaziar a mente, observe os seus pensamentos sem julgamentos, se eles vieram aceite, acolha e deixe ir, não precisa se sentir culpado ou frustrado por não conseguir esvaziar por completo a sua mente, até porque vivemos em um mundo onde ele nunca para, e está em constante movimento, fazendo sempre muito barulho.

Você vai percebendo que com a prática diária, isso vai mudando de rumo, você vai aprendendo a respeitar seus pensamentos, e sua mente vai entendendo que o momento da prática de meditação é o seu momento de autocuidado, de conectar-se consigo mesmo. A cada meditação, verá que esvaziar, silenciar a mente e controlar a respiração será muito mais fácil de conseguir fazer.

Quais os benefícios da Meditação?

Segundo especialistas e profissionais da prática meditativa, os benefícios podem ser inúmeros.
Pois, a meditação serve para organizar ideias e conteúdo da nossa mente, proporcionando uma rotinha mais alinhada com nossos objetivos.

De acordo com pesquisas: “A meditação auxilia na ativação do sistema nervoso parassimpático, o qual proporcionará ao corpo relaxamento profundo através da diminuição de cortisol (hormônio do estresse), também melhora a produção de enzimas digestivas e, com isso, o fortalecimento do sistema imunológico.”

Além de claro, reduzir o estresse e ansiedade, e aumentar a energia e criatividade. Praticar a meditação melhora a saúde do indivíduo como um todo de forma integral, regula a pressão arterial, melhora a memória e expande a mente.

Técnica de Meditação para iniciante

Como vivemos em um mundo em constante evolução e transformação é certo, que enumerar técnicas de meditação é uma missão quase impossível.

Pois, a cada dia que passa, novas formas de meditar estão surgindo com pesquisas feitas por especialistas. Além de que, o processo de meditação é algo muito pessoal, cada pessoa irá encontrar o melhor método, que mais se identifica com suas aflições e necessidades diárias.

Por tanto para começar, sugerimos a meditação guiada, acreditamos que seja a melhor alternativa, existem diversos meios na ‘internet’ para começar a praticar, como:

Vídeos no YouTube;

‘Podcast’;

Até aplicativos voltados apenas para a meditação, seja ela guiada ou não.

Vale lembrar também que, você não precisa seguir uma religião específica, ou uma filosofia de vida para meditar. A Meditação é uma prática livre sem dogmas, tem benefícios e comprovações cientificas, que devemos encarar como uma “academia” um exercício para o nosso cérebro, pois, a meditação precisa de constância para que tenhamos resultados positivos.

Adquira um Novo Hábito

Seja mestre de si mesmo, e comece já a praticar meditação, separe um horário do seu dia para se dedicar a isso, não precisa meditar por 1 hora, meditando por 15min ou 20min por dia, já está de bom tamanho, sugerimos fazer pela manhã, assim você já inicia o seu dia com mais harmonia, e tranquilidade.

Porém, se não conseguir, não se preocupe o importante é separar uns minutos do seu dia, mas que pelo menos seja sempre nos mesmos horários, assim fica mais fácil do seu cérebro entender que todos os dias naquele mesmo horário é o momento da prática, para o seu autocuidado, independentemente da hora em que escolher fazer, criando assim um novo hábito para a sua vida.

Gostou do post? Que tal então compartilhar em suas redes sociais como um convite aos amigos e conhecidos para também experimentarem essas dicas e alcançarem a tão sonhada saúde mental?

E siga também nossas redes sociais — facebook, instagram e Youtube — e acompanhe os nossos conteúdos!

Posts relacionados

Deixe um comentário