Como você lida com o seu Medo?

5 minutos para ler

O medo é um sentimento que acompanha muitas pessoas em determinados momentos da vida. Sentir medo não é errado ou sinal de fraqueza ou covardia, mas sim, uma reação natural e involuntária, faz parte do nosso instinto de sobrevivência.

Podemos sentir medo quando vemos uma barata, medo da escuridão, de altura, de falar em público, de morrer, de ser assaltado na rua, ou muitas outras situações que podem desencadear esse sentimento.

Se nós não sentíssemos medo não viveríamos por muito tempo. Pois faríamos qualquer coisa sem pensar. Pularíamos de um prédio, andaríamos pelos carros em alta velocidade, não cuidaríamos da nossa saúde, e etc. Ou seja, sentir medo é importante para a nossa sobrevivência, ele que nos ajuda a pensar nos riscos e nas consequências que aquilo pode nos trazer, ou até mesmo quando nos sentimos amedrontados com algo e precisamos agir imediatamente.

Mas e quando o medo nos domina?

Bom, nem sempre é possível controlar o medo, pois ele pode ser paralisante para muitas pessoas. De acordo com uma pesquisa feita pela ISMA-BR associação internacional sem fins lucrativos, 23% das pessoas deixam de fazer algo por conta de um nível excessivo de medo, levando-as a desenvolver fobia, ansiedade e até mesmo Transtorno de Pânico. 

As pessoas chegam em um nível tão alto que o medo começa a atrapalhar seu cotidiano, fazendo elas perderem oportunidades, momentos prazerosos, e até levando a um problema muito maior. Mas a boa notícia é que até esses medos que paralisam podem ser ressignificados.

Caso você esteja passando por esse tipo de medo, e não consegue encontrar uma saída sozinho, ou junto de amigos e parentes, não hesite em buscar ajuda terapêutica. Hoje nós temos no mercado diversos profissionais qualificados para te ajudar nesse desafio, seja com um psicólogo ou um terapeuta integrativo. 

Dicas de como lidar com o Medo

Para ajudar no processo de superação dos seus medos, listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar, colocando-as em prática no seu dia a dia, verás como alguns processos serão mais tranquilos em relação ao seu medo.

1. Aceite e acolha os seus medos

Negar nossos medos é muito pior do que você imagina, para que você esteja pronto para encará-lo e entender como resolvê-lo, primeiro de tudo, iniciar com um bom processo de aceitação. Seja amigo dele, encare – o de frente e principalmente fale sobre ele, só assim você conseguira ter clareza e aceitar o que te perturba.

2. Escreva sobre o que te aflige

Você sabia que a escrita é uma ferramenta muito poderosa, para ajudar a organizar os seus pensamentos e emoções? Além de ajudar também com os seus medos? Experimente escrever sobre aquilo que te dá mais calafrio e medo, se não quiser não precisa mostrar para ninguém, nem se preocupar com regras gramaticais, apenas escreva para aliviar o que sente em relação aos seus medos e insegurança. Tente incluir em sua rotina diária, ou semanal, comece a perceber as mudanças que vão acontecer dentro de você.

3. Procure manter uma mente positiva

Viver dentro de um looping negativista é sempre muito mais fácil de encarar os seus medos sob esse cenário pessimista: “Nunca vou conseguir”, é “muito difícil para mim”.

Confie em si mesmo e se precisar vá atrás de suporte terapêutico para ajudar a ultrapassar esses medos, e não deixar que te paralisem. No Medicina do Ser falamos muito sobre energia, você atrai aquilo que você emana para a sua vida, por tanto cultivar pensamentos positivos e verbalizar eles é muito importante nesse processo.

4. Foque na sua respiração

Quando estamos em situação de medo e tensão a nossa respiração fica muito mais ofegante. Isso porque tem ligação direta com as nossas emoções. Nesses momentos, pare um pouco respire fundo e concentre-se no ar que entra e que sai, esse exercício costuma ser muito eficaz nesses momentos.

A meditação é uma ótima maneira para iniciar nesse processo de controle da respiração e foco no presente. Use aplicativos de meditação guiada.

5. Procure amigos ou familiares para falar de seus medos

Procure alguém em quem você confie, pode ser um amigo ou um familiar. Não tenha vergonha, falar pode ser uma ferramenta muito poderosa de cura e alívio.

Nesse exercício verá que todo mundo tem medos e que você não está sozinho nessa jornada.

Gostou do nosso conteúdo? Se você quiser saber sobre as práticas integrativas e outras técnicas para a promoção de sua saúde e ajudar com seus medos, entre em contato conosco. Estamos esperando por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário