Saber como equilibrar corpo, mente e alma é a chave para termos uma vida plena, mais leve e saudável. Se esses 3 pilares não estiverem em harmonia, certamente, em algum momento, podemos desabar. Isso se reflete principalmente em nossa saúde, pois as doenças físicas nada mais são que resultados de desequilíbrios energéticos ou emocionais.
No entanto, com a correria do dia a dia, essa tarefa parece um tanto quanto difícil, não é mesmo? Sabendo disso, nós separamos 4 maneiras de aliviar a tensão da rotina e conquistar a plenitude necessária para a sua saúde física e mental. Acompanhe!
1. Pratique ioga
Por meio da respiração, meditação e posturas, a ioga promove um relaxamento profundo, trabalha as nossas emoções e nos faz deixar de lado nossa identificação com o ego. Veja outros benefícios da prática:
- contribui para o bem-estar;
- melhora a qualidade do sono;
- melhora a concentração e o foco;
- reduz o estresse e a ansiedade;
- fortalece a musculatura;
- favorece a flexibilidade.
Para obter todos esses benefícios, basta praticar ioga por apenas 10 minutos ao dia. Essa atividade pode ser praticada em qualquer lugar, ao ar livre ou em estúdios. Se você nunca fez ioga, procure um profissional especializado para garantir que você executará os exercícios de maneira correta.
2. Faça atividades físicas
Essa é a dica básica para ter uma vida mais saudável. Contudo, o corpo não é o único beneficiado com os exercícios físicos. Quando o corpo se movimenta, o cérebro também é estimulado e o organismo passa a produzir mais endorfina, serotonina e dopamina, que são hormônios responsáveis pela sensação de prazer, alegria e bem-estar.
Há uma infinidade de modalidades de atividades físicas. Procure uma que você goste e sinta prazer em praticar. Pode ser uma simples caminhada, aulas de dança ou algum esporte. Desse modo, será mais fácil incorporá-la em sua rotina e manter a disciplina na prática do exercício escolhido.
3. Aprenda a meditar
A meditação é uma arte milenar e muito eficaz para equilibrar o corpo, a mente e a alma. O termo “meditação” vem do latim “meditare”, que se refere a voltar-se para o centro e desligar-se do mundo exterior. Então, é se concentrar e olhar para dentro de si para despertar a alma e se autoconhecer.
Há várias formas de meditar, mas todas elas envolvem técnicas de respiração que relaxam o corpo e desaceleram a mente. A meditação também reduz a ansiedade, a depressão e as dores crônicas, melhora a qualidade do sono, além de controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca.
4. Busque terapias integrativas
Nas terapias integrativas, há uma abordagem holística, isto é, uma visão mais ampla do todo. Assim, o corpo energético e o físico são tratados ao mesmo tempo. Ao contrário do que muitos ainda pensam, elas nada têm a ver com crenças. São técnicas que visam não apenas cuidar das dores do corpo (que são sintomas), mas buscar e tratar a causa de tais males.
Alguns exemplos de terapias integrativas são:
- barras de Acces — atua nos pensamentos, sentimentos, julgamentos e condicionamentos que adquirimos ao longo da vida por meio das experiências e que se transformaram em crenças limitantes;
- reiki — consiste na canalização da energia universal repassada ao paciente por meio da imposição de mãos. Promove a limpeza, desbloqueio, ativação e equilíbrio dos chackras para ativar o autoequilíbrio e restaurar a saúde;
- constelação familiar — é uma prática terapêutica que trata questões físicas e mentais a partir da revelação das dinâmicas de uma família. Ao nascermos, trazemos algumas particularidades como comportamentos, reações, gostos e aptidões que podem nos prejudicar. Essa terapia é utilizada justamente para quebrar esses padrões para uma vida melhor.
Viu como equilibrar corpo, mente e alma não é difícil? Aliás, você pode adotar mais de uma técnica para combater os comportamentos nocivos à sua saúde. Atingir a harmonia desses pontos é essencial para aumentar a autoestima, bem como o desenvolvimento pessoal e emocional. Isso se refletirá em uma vida com muito mais qualidade, mais leveza, felicidade e saúde!
Gostou deste post? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, seus amigos também descobrirão algumas formas de equilibrar corpo, mente e alma!