Entenda o que são Chakras e por que devem estar sempre em equilíbrio

6 minutos para ler

O nosso corpo possui centros específicos de energia que são chamados de Chakras, em sânscrito significa roda.

Esses centros de energia estão sempre em movimento. São como vórtices girando em alta velocidade permitindo que essa energia vital flua por todo o nosso corpo, mente e espírito. Estão localizados da base da coluna vertebral até o alto da cabeça, ao todo são 7 principais centros de energia. Quando equilibrados e em harmonia, nos proporcionam, bem-estar, alegria, paz e plenitude, e quando desequilibrados sentimos tristeza, mal-estar, angústias.

São eles os responsáveis por reger a nossa estabilidade física, mental, emocional e espiritual. Segundo pesquisadores existem milhares desses centros energéticos localizados em todo o nosso corpo, trabalhando diariamente para garantir o equilíbrio e harmonia do ser de forma integral.

Mas afinal por que os Chakras devem estar sempre em equilíbrio?

Sabemos que nos dias de hoje a nossa rotina está cada vez mais corrida e estressante. E com isso fica muito fácil nos desequilibrarmos, é aí que surgem os problemas emocionais, dores pelo corpo, doenças, cansaço ou desgaste físico.

Quando os nossos Chakras estão em equilíbrio fica muito mais fácil de encarar os desafios diários da nossa vida, pois permitimos a revitalização da nossa força interna e a reconstrução do corpo físico.

Por exemplo: Se estão em desequilíbrio, normalmente vibramos na frequência do medo, isso pode causar inquietação e desconforto refletindo no corpo físico e emocional.

E quando em equilíbrio vibramos na frequência do amor, sentimos mais alegrias, paz, e muito mais plenos para seguir em nosso caminho no dia a dia.

Características e Principais Chakras

1 Chakra Básico

Esse chakra representa a ligação do ser humano com a terra. Quando em desequilíbrio nos causa intolerância, agressividade, insegurança, conflitos internos e apego ao mundo material. Já em equilíbrio temos impulso para agir, força, dinamismo, coragem para produzir e agressividade controlada.

Elemento: Terra

Cor: Vermelho

Região do corpo: Base da coluna (Ligado às glândulas supra-renais)

Relacionado à: Apego, posse, sobrevivência e sexualidade

2 Chakra Sacral

Esse chakra é responsável pela manutenção do nosso sistema reprodutor. E está ligado ao criativo e o sexual, desejo de mudanças e prazer, ele trabalha o poder da fertilidade e aos impulsos sexuais e da nossa capacidade criativa. Quando está em desequilíbrio nós sentimos medo, falta de paixão, impotência física e emocional, tristeza, raiva. Já em equilíbrio sentimos alegria instintiva, prazer físico, capacidade de planejamento e construção para evoluirmos como um ser.

Elemento: Água

Cor: Laranja

Região do corpo: Abaixo do Umbigo (Ligado ao sistema reprodutor)

Relacionado à: Emoções, criatividade e sexualidade

3 Chakra Plexo Solar

Esse chakra está localizado na região central, ele que é responsável por distribuir a energia pelo corpo e na comunicação mente e corpo físico. Quando está em desequilíbrio pode tornar a pessoa egoísta, amor possessivo e ciumento, preconceito e timidez. Já em equilíbrio desperta plenitude, boa vontade, intuição, amor a vida e forte desejo por liderança.

Elemento: Fogo

Cor: Amarelo

Região do Corpo: Estômago (Ligado ao sistema digestório em especial ao pâncreas)

Relacionado à: Personalidade, poder e identidade

4 Chakra Cardíaco

Esse chakra é responsável por energizar todo o sistema circulatório e cardiorrespiratório. Quando em desequilíbrio nos causa baixa-estima, frieza, angústias, depressão, sentimento de inferioridade. Já em equilíbrio nos desperta o amor-próprio, compaixão, aceitação, fé na vida, visão intuitiva e aguçada.

Elemento: Ar

Cor: Verde

Região do Corpo: Coração (Ligado a glândula timo que regula o sistema imunológico)

Relacionado à: Amor a relações humanas, prazer em se doar

5 Chakra Laríngeo

Esse chakra está relacionado à nossa capacidade de comunicação, seja corporal ou verbal. Quando está em desequilíbrio pode gerar dificuldade na comunicação, mentalidade rude, atitudes extremamente racionais e insegurança. Já em equilíbrio desenvolve sensibilidade e criatividade artística, dom da palavra, conhecimento e independência.

Elemento: Éter

Cor: Azul Celeste

Região do Corpo: Garganta (Ligado à glândula tireóide)

Relacionado à: Manifestação e expressão da verdade

6 Chakra Frontal

Esse chakra é conhecido como o terceiro olho, pois ele enxerga coisas além do material. Trabalha a capacidade de concentração e principalmente a intuição. Quando está em desequilíbrio pode causar dores de cabeça, teimosia, obsessão, medo e a perda da fé. Já em equilíbrio ativa a percepção das coisas e do universo, intelecto aguçado, amplitude de pensamentos e fé.

Elemento: Éter

Cor: Azul Índigo

Região do Corpo: Testa entre as sobrancelhas (Ligado à glândula Pituitária – Hipófise)

Relacionado à: Intuição e conexão com o mundo

7 Chakra Coronário

Esse chakra está ligado a energia superior do universo, ele é um dos chakras mais importante, ele responde a nossa conexão com o mundo espiritual e as energias do mundo externo. Quando está em desequilíbrio tendemos ao negativismo, autopiedade, desencanto e sofrimento. Já em equilíbrio temos a capacidade de transformação, espiritualização, acesso ao seu EU superior e fé profunda.

Elemento: Não há

Cor: Violeta

Região do Corpo: Topo da Cabeça (Ligado à glândula Pineal – Epífise)

Relacionado à: Sintonia e pensamentos sutis, sabedoria e memória;

Como equilibrar os Chakras?

Existem algumas técnicas que podem ajudar você, a manter esse equilíbrio diariamente, como o Reiki, a Meditação, ou procurar um terapeuta integrativo para ajudar no equilíbrio e harmonização dos seus chakras de forma integral.

Aqui no Medicina do Ser temos diversas técnicas que podem ajudar você e muito não só na harmonização e equilíbrio dos seus chakras, mas também em questões emocionais, espirituais e físicas, tratamos o ser de forma integral com muito acolhimento e respeitando suas dores. Entre em contato conosco e conheça nossas formas de trabalho.

Posts relacionados

Deixe um comentário