Durante a nossa jornada de vida passamos por situações em que é chegada a hora de encerrar alguns ciclos, que por algum motivo já não faz mais sentido permanecer vivendo nele.
Mas isso nem sempre será um processo fácil. Para algumas pessoas pode ser uma decisão muito difícil. Então não se sinta culpado ou culpando os outros por não conseguir colocar um ponto final tão facilmente.
A verdade é que passar por um processo de finalização de ciclo, nem sempre nos trará alívio ou alegrias. Dúvidas e medos surgirão, e nesse caminho o que precisamos é de coragem e disposição para mudar. Caso contrário relacionamentos abusivos, ou profissional seriam acabados facilmente. Mas sabemos que a realidade da vida no dia a dia é bem diferente. Falaremos sobre isso neste post!
A Finalização de um Ciclo
Durante a nossa vida passaremos por algumas finalizações de ciclos, aqueles da nossa vida cotidiana, como: Terminar os estudos da escola, iniciar os estudos em uma faculdade, ter o primeiro filho, e etc. E aqueles ciclos que finalizam naturalmente, simplesmente acontecem.
Ao contrário do que as pessoas acham, a finalização de um ciclo não é apenas os ciclos que encerramos cotidianamente em nossas vidas. Nem sempre será algo que você planeja ou programe, mas que acontece naturalmente. Você até pode planejar ou programar com data e hora marcada, mas a renovação só vai acontecer de fato, quando o momento de decisão chegar, por exemplo: Quando nos sentimos insatisfeitos, ou quando as condições que vivemos em nossa vida já não correspondem mais as nossas expectativas, essas são situações que por si só, já é um grande marco de fechamento de ciclo. São movimentos internos que fogem um pouco do nosso controle, simplesmente acontecem, quer você queira ou não.
Mas como finalizar um ciclo de Maneira leve e fluida?
Bom, para que esse movimento seja mais leve, precisamos desenvolver a nossa escuta interior a famosa intuição, para que assim possamos aceitar essa renovação de forma mais leve e fluida, sem querer lutar contra. A partir disso é possível nos adaptarmos e nos reposicionarmos diante da vida para dar boas-vindas ao novo que chega com infinitas possibilidades.
Mas antes de tudo, precisamos ter ciência que vamos passar por muitas finalizações de ciclos durante a nossa jornada, afinal, estamos nesse mundo para evoluir como seres humanos. Finais e inícios fazem parte da nossa evolução e progresso de vida. Ela que sempre nos envia sinais de mudanças, ou quando algo não está indo muito bem. Mas quando estamos desconectados de nós mesmos acabamos ignorando esses sinais, e achamos que nada mais faz sentido.
Estamos tão acostumados a viver na nossa zona de conforto mesmo tudo estando péssimo, que simplesmente tentamos fugir a todo custo da realidade, e acabamos não confiando na generosidade da vida de mudança e renovação.
Quando a vida nos indica que um ciclo está chegando ao fim, aceite ele, entenda que é uma oportunidade de renovar as esperanças, de aprender algo novo, ter novos propósitos e projetos de vida. Como já falamos anteriormente, nem sempre será fácil, pois despende gasto de energia emocional e a reorganização interna do caos. Mas veja também pelo lado positivo, é uma oportunidade de fazer um movimento interno de autoavaliação, autoconhecimento e entender qual é o lugar que você ocupa no mundo.
Renascimento interior
Finais de ciclo nos indica uma nova etapa, um aprendizado de algo novo em nossas vidas, dentro do contexto da situação. A vida é fluxo, é movimento, nada é permanente, acreditamos que coisas ou pessoas são nossas, mas a verdade é que não existe garantia de nada, e nem data de validade, a vida simplesmente é o que ela é.
O nosso dia a dia a vida que levamos hoje é consequência de nossas escolhas, atitudes, palavras e pensamentos do passado. Dessa forma, com os finais, temos a oportunidade de fazer diferente, eliminar crenças que já não fazem mais sentido para nós, coisas, pensamentos, posturas que já não nos proporcionam mais crescimento pessoal. É necessário que a cada final de ciclo, possamos reciclar os nossos lixos emocionais, transmutar sentimentos negativos, e principalmente aprender a lidar com as adversidades que a vida nos impõem.
E assim entrar em um novo ciclo de vida, renovados como de fato um renascimento.
Se você está passando por alguma finalização de ciclo, seja num relacionamento afetivo, profissional, familiar, ou qualquer outra situação, e acha que não vai dar conta sozinho, procure ajuda terapêutica. Você não precisa passar por isso completamente sozinho.
Aqui no Medicina do Ser temos profissionais qualificados para ajudar você nesse processo de finalização de ciclo e renascimento interior.
Estamos de portas abertas para recebê-lo com muito amor, cuidado e atenção, entre em contato conosco e conheça nossas práticas integrativas e complementares.