O que é a Constelação Familiar criada por Bert Hellinger?

4 minutos para ler

Bert Hellinger era formado em Teologia, Filosofia, Pedagogia e Psicanálise, além de ter várias formações em terapias sistêmicas. Começou seus estudos e pesquisas na década de 80, toda a base da Constelação Familiar vem através de suas experiências profissionais e de vida pessoal. Esse método tem como objetivo estudar os padrões de comportamento dos sistemas familiares de geração em geração.

Ficou interessado em conhecer mais sobre Bert Hellinger e o seu método da Constelação Familiar? Então esse post é para você!

Constelação Familiar Terapia Sistêmica

A Constelação Familiar é uma abordagem sistêmica e fenomenológica com efeitos terapêuticos. Tem como origem as relações humanas, segundo o criador do método Bert Hellinger, nós somos influenciados pelos nossos familiares desde o berço. A forma como somos criados pelos nossos pais, irmãos, avós, tios entre outros, influencia significativamente no nosso comportamento. São esses ensinamentos que vem através dos nossos familiares que dita o rumo das nossas atitudes futuras tanto positivamente como negativamente, como autoconfiança, autoestima, amor-próprio e por vai.  

A Constelação Familiar nos ajuda a compreender questões que normalmente estão ocultas nos sistemas familiares, e que muito provavelmente causam repetições de padrão, mas de uma maneira inconsciente. Para Bert, isso faz parte do convívio para nos sentirmos pertencentes a esse sistema e pelo amor que sentimos aos nossos familiares.

Esse método busca trazer através de uma forma simples e clara, a solução de problemas e inclusão do que estava separado, rejeitado ou esquecido, seja no âmbito familiar, relacionamento de casal, profissional, interpessoal ou até de doenças. É um movimento de reconciliação e inclusão do sistema, possibilitando a liberação de conflitos ou doenças.

Essa psicoterapia permite entrar em contato a níveis profundos nos vínculos familiares e seus emaranhamentos, resolvendo bloqueios intensos que se desenvolvem dentro dos sistemas e de seus membros.

Princípios norteadores para as relações Humanas

Segundo Bert existem 3 leis sistêmicas que regem a nossa vida e das relações humanas, elas exercem papel fundamental no equilíbrio e manutenção do sistema familiar. E para que os emaranhamentos sejam evitados precisamos respeitar essas leis universais.

>> Lei do Pertencimento – Todos têm direito de pertencer a um sistema familiar e não podem ser excluídos do mesmo;

>> Lei da Hierarquia – O mais velho precede o mais novo, ou seja, os mais antigos vêm primeiro, por isso tem prioridade sobre os mais novos;

>> Lei do Equilíbrio – Existe uma ordem natural no processo entre o dar e receber.

Bert acredita que na raiz de todo problema está a quebra de umas destas leis sistêmicas.

Mas como é um atendimento em Constelação Familiar?

A Constelação Familiar pode ser feita com um grupo de pessoas, ou individual usando figuras, ou seja, âncoras terapêuticas como bonecos, pedras, pedaços de papel ou feltros coloridos.

Na modalidade em grupo as pessoas que estão presentes, são convidadas pelo terapeuta ou o constelado a representarem membros da família da pessoa que está constelando.

E na modalidade individual o terapeuta utiliza as figuras, âncoras terapêuticas para representarem a família de quem está constelando.

A partir disso o terapeuta irá montar o sistema familiar com as representações do tema a ser trabalhado, seja usando pessoas ou figuras. O terapeuta vai conduzindo o trabalho até ver naquele sistema algum emaranhamento e desequilíbrio, algo que está mal resolvido na família que pode atingir alguma hierarquia por exemplo, um filho que está fazendo o papel de pai ou vice e versa.

Qual a visão da Constelação Familiar?

A Constelação Familiar tem uma visão inovadora e assertiva, com sua simplicidade e profundidade em resolver questões pessoais, e a encontra soluções de forma direta e objetiva. Tem ajudado muitas pessoas nesse processo de caminhar para o mais da vida com leveza e harmonia, hoje sendo disseminada no mundo inteiro.

A Constelação tem o papel de harmonizar e equilibrar as relações, respeitado o papel de cada um no sistema Familiar.

Ficou curioso e quer fazer um atendimento em Constelação Familiar? Entre em contato com a gente teremos o maior prazer em te receber.

Posts relacionados

Deixe um comentário